Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Montando Um Livro De Receita Da Família

Meninas tem um site que comecei a amar... a cada dia amo mais ainda, é o Família.com.
E lendo algumas de suas postagens e lembrando que um dos Tópicos para as Reuniões Adicionais é FAMÍLIA, resolvi pegar algumas dicas e escolhi este:

COMO FAZER UM LIVRO DE RECEITA DE FAMÍLIA

Maria Betânia Diniz é graduada em Economia Doméstica, e é ela que dá as dicas sobre confeccionar o Livro.
Segue 4 itens que ela considera essenciais:
1- Fazer a separação de doces, salgados, massas e etc... que a Família mais gosta.
2- Fazer um Sumário é fundamental para não se perder na hora de procurar a receita. Por ex: Bolo da Vovó pg 6, Doces.
3 - Ao registrar cada receita, você pode colocar um breve resumo da história da Receita. Porque ela é importante para a Família. Dessa forma fica um registro especial dessa receita.
4 - Não esqueça também de colocar o segredinho de cada receita, pois como se trata de algo especial para a família, tem que ser mostrado tintin por tintin de cada truque da receita.

Maria Betânia Diniz fala também das VANTAGENS DA MONTAGEM E EXECUÇÃO DO LIVRO DE RECEITAS.
  • Na verdade, o livro pode ser um momento único de estar mais próximo de seus familiares: de sua família imediata e dos outros familiares, de conhecer um pouco de sua história.
  • As receitas precisam constar os ingredientes e o modo de fazer de forma objetiva.
  • Nunca colocar: um pouco disso, outro daquilo, mexa bem, leve ao forno e estará pronto em alguns minutos.
  • Especifique temperatura, quantidade dos ingredientes, maneira de fazer as misturas, duração de cocção (cozimento), entre outras coisas.
Fotos, autoria e formato.
Fotos das receitas poderão ser colocadas, bem como foto da pessoa que deu a receita ou que gosta de tal receita. É uma forma carinhosa de homenagear.

Também pode ser feita uma capa específica para o caderno, pasta ou mesmo encadernar o Livro de Receitas da Família e poderá ser colocado o seguinte: “O Livro de Receitas da Família (sobrenome)”.

Recordação útil e especial.
O primeiro passo é a decisão de fazer o livro em conjunto. O segundo: a seleção das receitas. O terceiro pode ser a execução das receitas para se ter fotos. O quarto é a edição, confecção do livro. E, por último, distribuir uma cópia para cada membro da família guardar de recordação.

Amei essa ideia maravilhosa, ainda mais porque amamos isso de HISTÓRIA DA FAMÍLIA.

Segue modelinhos de LIVRO DE RECEITAS.



 Bjus!
Lilían Lopes

Chinelos Personalizados

Meninas, estou amando garimpar pela net procurando ideias legais e sobretudo de baixo custo, que podemos usar em nossas Reuniões Adicionais.
Hoje venho com essa maravilhosa Dica: CHINELOS PERSONALIZADOS.
Com apenas 4 itens vocês poderão confeccionar chinelos maravilhosos para presentes ou mesmo garantir aquele dinheirinho...

Vamos ao MATERIAL NECESSÁRIO:
1 par de chinelos
1 tubo de cola quente
1 tesoura 
2 tiras de tecido.
 PASSO A PASSO:

 Com a ajuda de uma tesoura ou estilete retire as tiras do chinelo. Corte o tecido em 2 faixas grandes (do mesmo tamanho) para você fazer as tiras personalizadas do seu chinelo. Para facilitar o seu trabalho, corte a ponta do tecido em forma de um triângulo.
Quando estiverem prontas as duas tiras de mesmo tamanho, passe-as pelo buraco da frente do chinelo e dê um nó.




Corte o excesso de tecido que sobrar e vire o chinelo para fazer o detalhe personalizado. Na parte da frente, faça um primeiro nó e vá dando outros nós até quando você achar necessário. Esse chinelo personalizado foi feito com 3 nós, mas pode variar a quantidade necessária de acordo com o tamanho do seu pé.
Quando terminar, passe cada uma das tiras por cada um dos buracos das laterais do chinelo e meça o tamanho necessário para que se ajuste perfeitamente ao seu pé.




Na parte de trás do chinelo, dê um nó em cada uma das tiras na parte para fixá-las, corte o excesso de tecido que sobrar e passe a cola quente em cada um dos três nós para que não tenha perigo de eles se soltarem.




Espere a cola quente secar e o seu chinelo personalizado estará pronto pra usar.
Espero que gostem... vou correndo agora fazer um... depois posto as fotos para mostrat como ficou...
Bjus!
Lilían Lopes


Dicas De Manicure

Mais ideias para Reunião Adicional...
Hoje com dicas de manicure, que é essencial para uma mulher e de quebra ainda da para se profissionalizar e ganhar uma graninha...
Então vamos as dicas...
Material necessário para compor um "KIT MANICURE":
- lixa de unha
- alicate (para remover o excesso de cutícula)
- alicate para cortar unha ou tesoura
- espátula (para empurrar a cutícula)
- pauzinho de laranjeira (para limpar o esmalte)
- algodão
- removedor de esmaltes
- base de unha (pode-se optar por base fortalecedora)
- óleo secante ou spray secante
- creme hidrante (para retirar cutículas ou aquele que é usado nas mãos)
- esmaltes

Dicas:
Não se usa mais aqueles potes ou bacias cheios de água para deixar as mãos ou os pés mergulhados com o objetivo de amolecer a cutícula. "Usamos pedaços de algodão em cada dedo e umedecemos com água. É só deixar uns três minutos e pronto. Tem o mesmo efeito e é muito mais higiênico".

Outra dica é nunca remover toda a cutícula das unhas, principalmente, porque elas são uma proteção. "Se aprofundar muito a cutícula você acaba abrindo as portas para a contaminação e, quanto mais se tira, mais cutícula se tem". Por isso, o ideal é empurrar a cutícula com a espátula, sem machucar.

Para deixar a superfície das unhas uniforme, sem aquelas ondulações ou descamações, a dica é passar um pouco de óleo secante ou óleo de cravo (que fortalece, lubrifica e tem efeito fungicida) nas unhas - após a retirada do excesso de cutícula - e passar, levemente , a parte mais fina da lixa sobre as unhas.

Antes do esmalte é bom caprichar na base e passá-la em torno das unhas. "Passe a base uns dois milímetros no dedo. Isso facilita na remoção do excesso de esmalte", conta.

Na hora de pintar as unhas, o ideal é dar duas demãos bem finas - esmalte suficiente no pincel para cobrir toda a unha - para ter um acabamento melhor, mais bonito e conseguir obter a cor exata do esmalte.

Quando for retirar o esmalte, em especial cores escuras, para evitar que os dedos e unhas fiquem manchados, passe um pouco de óleo secante antes do removedor de esmaltes. 

 E para encerrar, como o mês de junho está as portas, dicas que encontrei pela net de unhas decoradas com o TEMA JUNINO...







 Bjus!
Lilían Lopes

Maxi Colar


Como relatei em algumas postagens atrás, irei postar ideias que não tenham tanto gastos e também sejam práticas, e sobretudo que as irmãs possam gostar.
Ultimamente o que tem estado em alta são os tais MAXI COLAR... eu acho um charme e dão aquele up no visual mais simples que for...
Então encontrei este yper fácil e lindo que pode ser feito com pedras menores e de outras cores..
Vamos ao passo a passo...

MAXI COLAR COLORIDO
Material Necessário:
- Chatons Coloridos, Feltro, Fita de Cetin, Tesourinha, Palitinho e Cola de Silicone
O primeiro passo é criar o desenho do seu maxi colar. É só pegar os chatons e ir fazendo testes até achar a composição ideal para a sua confecção. Paola optou por este design, utilizando chatons vermelhos, brancos e um maior azul, para ficar no centro.

Quando definir como o seu maxi colar irá ficar, você irá começar a colar cada chaton no feltro com a cola de silicone. Para isto, você irá colocar um pinguinho de cola e depois irá espalhar com o palitinho que você arranjou.

Faça isto com todos os chatons até colá-los no feltro por completo. Com o dedo você pressiona-os para garantir que fiquem bem agarradinhos no feltro. Note que você deve segurar os demais chatons para que eles não saiam do lugar.

Vá fazendo até fixar todos os chatons. Lembre-se de espalhar bem a cola de silicone com o palitinho e pressionar um pouco com os dedos na hora de fixar no feltro.

Faça essa etapa com cuidado para que os chatons fiquem bem certinhos e fixos ao feltro.

Depois que colar todos os chatons, é hora de recortá-los com a tesoura pequeninha.

Se os seus chatons forem ovais ou circulares, uma tesourinha curvada pode facilitar o processo

Olha como fica a base do seu maxi colar. Depois você irá ajeitar os detalhes e deixar o acabamento mais legal, recortando as imperfeiçoes com a tesoura. Por enquanto, vamos adiante com o passo a passo.

Agora vamos colar a fita de cetim e fazer o suporte do seu maxi colar. A escolha de uma fita que combine com as cores do seu colar é muito importante. Escolha uma que possa realçar a beleza das cores de seu acessório.
Cole com a cola de silicone. É só pingar um pouquinho nos 5 cm da extremidade de cada lado, espalhar com o palitinho e colar no feltro.

Hora de fazer o acabamento final do seu maxi colar. Passe cola em toda a volta da base de trás do colar,  para poder colar outro feltro por cima.

Hora de fazer o acabamento final do seu maxi colar. Passe cola em toda a volta da base de trás do colar,  para poder colar outro feltro por cima.

Recorte novamente para finalizar seu acessório por completo. Repare no detalhe, quando for cortar as partes que passa a fita de cetim você deve puxá-las e cortar por trás das fitas.

Faça essa última parte com muita paciência e cuidado para que sua confecção fique super bem acabada ao final do artesanato.

Com a tesourinha, faça o acabamento final, cortando todas as imperfeições para finalizar a peça.
Olha que lindo
E para vocês inspirarem-se, aqui vai algumas dicas de uma apresentadora que mostrou-se fã desses acessórios maravilhosos.
Fátima Bernardes


Bjus!
Lilían Lopes




domingo, 26 de maio de 2013

Receitas E Mais Receitas

Meninas essa minha busca por receitas simples e barata para o nosso lanche, já rendeu-me uns quilinhos a mais...rsrsrs... algumas confesso que acabei testando...
Essa postagem é de receita de bolos simples e barato, o que não significa que vocês possam recorrer a boa e velha Mistura Pronta Para Bolos, especialmente a Dona Benta que não deixa nada a desejar comparada ao bolo comum. Mas, chega de conversa e vamos as receitas

BOLO COMUM
Ingredientes:
2 xícaras de chá de açúcar;
3 xícaras de chá de farinha de trigo sem fermento;
4 colheres de sopa bem cheia de manteiga ou margarina;
3 ovos;
1 1/2 de leite aproximadamente;
1 colher de sopa de fermento em pó bem cheia

Modo de Preparar:
Bata as claras em neve e reserve. Bata bem as gemas com a manteiga e o açúcar. Acrescente o leite e a farinha aos poucos sem deixar de bater.Por último acrescente as claras em neve e o fermento. Coloque em uma fôrma de furo no meio untada e enfarinhada. Asse em forno médio, pré aquecido,por aproximadamente 40 minutos. Quando espetar um palito e sair limpo estará pronto!

BOLO DE FUBÁ
Ingredientes:
1 copo americano de fubá;
1 copo de farinha de trigo sem fermento;
1 copo de leite;
1 1/2 de açúcar;
1 xícara de óleo;
3 ovos;
1 colher de sopa de fermento em pó;
sementes de erva doce a gosto.

Modo de Preparar:
Bater todos os ingredientes no liquidificador. Despejar em uma forma de buraco no meio untada e enfarinhada. Leve ao forno pré aquecido a 200°C, por cerca de 35 minutos ou até espetar um palito e sair limpo. Deixe esfriar,  retire da forma e polvilhe com açúcar e erva doce.
 Dica: Se desejar acrescente pedaços de goiabada quando for colocar a massa na forma. ponha metade da massa, uma camada de goiabada em pedaços e o restante da massa.

Bjus!
Lilían Lopes
 

Mais Receitas Para o Lanche Das Reuniões Adicionais

Meninas postarei aqui uma receita que em minha família virou mania, Biscoito de Goiabada ou goiabinha, que além de prático e rápido tem pouco custo. E um amanteigado facinho, facinho... vamos então....

BISCOITINHO GOIABINHA
Ingredientes:
2 xícaras de chá de farinha de trigo sem fermento;
150g de manteiga ou margarina;
1 xícara de chá de açúcar;
150g de goiabada cortada em tirinhas;
3 colheres de sopa de água.

Modo de Preparar:
Em uma tigela coloque a farinha de trigo, a manteiga ou margarina, 2 colheres de sopa de açúcar e amasse. Em seguida acrescente as 3 colheres de água e torne a amassar. Pegue a goiabada e corte em tirinhas finas e reserve. Abra a massa e com um cortador redondo corte a massa (pode ser usado um copo porém darão apenas cerca de 35 a 40 biscoitos), ponha a tira de goiabada no centro e junte uma extremidade a outra no centro. 
Leve ao forno pré aquecido a 180°C, por cerca de 20 minutos.
Retire do forno, deixe esfriar  e passe no açúcar restante.

BISCOITO AMANTEIGADO
Ingredientes:
3 xícaras de chá de farinha de trigo sem fermento;
200g de margarina;
1 xícara de chá de açúcar;
1 1/2 de sopa de fermento em pó;
1 ovo.

Modo de Preparar:
Coloque em uma tigela todos os ingredientes e amasse até formar uma massa homogênea. Faça bolhinhas e leve ao forno pré aquecido 180°C por cerca de 15 minutos. 
Dica: Se desejar acrescente algumas colheres de coco ralado seco ou castanha de caju a massa.
Obs. Ele fica branquinho em cima e douradinho em baixo.

Bjus!
Lilían Lopes